Eduardo Ramos
O auditório do Grupo Diário voltou a sediar mais uma edição do CineClube D+. O evento, que foi realizado na noite deste sábado (10), reuniu cinéfilos e grupos de amigos que assistiram atentos a dois clássicos do cinema mundial. Para esta que foi a terceira edição do cinema do Diário, foram duas temáticas diferentes: Natal e Dezembro Vermelho (campanha de conscientização para o tratamento e diagnóstico precoce ao HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis).
As cerca de 30 pessoas que participaram tiveram que escolher dois, dos quatro filmes em disputa: Batman – O Retorno (1992) x Duro de Matar (1988), na sessão temática de Natal; e Clube de Compras Dallas (2013) e Filadélfia (1993), na sessão sobre o Dezembro Vermelho.
Público escolheu dois filmes para serem exibidos.
Na sessão de Natal quem ganhou foi Batman, dirigido por Tim Burton e estrelado por Michael Keaton, Michelle Pfeiffer e Deni De Vito. Na outra, o escolhido foi e Clube de Compras Dallas, dirigido por Jean-Marc Vallée e com Matthew McConaughey, Jennifer Garner e Jared Leto nos papeis principais. Quem acompanhou os dois filmes atentos foi o estudante de jornalismo Rubens Miola Filho, 23 anos, que trouxe a namorada Amanda e o amigo Erick:
– Eu conheci o cineclube no dia do Halloween. A gente veio aqui e achou bem interessante, as temáticas dos filmes, a recepção com o coffee break oferecido. E nós pensamos agora em vir para o Natal.
Responsável pela Política HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais de Santa Maria, a enfermeira Márcia Gabriela Rodrigues de Lima, também esteve presente e parabenizou o Diário pela iniciativa de falar sobre o Dezembro Vermelho, além de afirmar que virou cineclubista de carteirinha:
– Abordar o HIV dessa forma mais descontraída é uma forma que nós temos de lutar contra o preconceito. É um vírus que a gente ainda observa muito na população, então precisamos investir em ações alternativas e cada vez trazendo mais a população jovem. É muito importante esse tipo de iniciativa. Vou continuar vindo, vir assistir as próximas edições, eu e a família toda.
O CineClube D+ também contou com a participação da Estante Gamer, um projeto que busca resgatar o espírito noventista das locadoras e democratizar o acesso aos jogos, que disponibilizou consoles de videogames para quem quisesse jogar no local, e do Senac Idiomas.
– A gente trouxe o Senac aqui para darmos mais visibilidade aos nossos cursos de inglês. Trouxemos vários jogos em inglês, em computador e tabuleiro. A ideia é trazer essa cultura de que o inglês é legal também e que se aprende com jogos, de um jeito divertido. Pensando também que a gente tá exibindo exibindo filmes em inglês, clássicos, com legenda e a gente quer incentivar essa cultura. – comentou a professora de inglês do Senac, Anna Nepomuceno.
Além disso, no intervalo das sessões, foi servido um coffee break especial da Oba! É muito bom!. Foram doces e salgados que figuram entre os preferidos da cafeteria, que funciona 24h por dia, no Empreendimento Espírito Santo. O Delivery Much enviou brindes e docinhos do Delícias da Rose para os participantes. O Sebo Camobi também segue com a parceria e cedeu os DVDs dos filmes exibidos. Os cineclubes Lanterinha Aurélio e Boca e a Casa de Memória Edmundo Cardoso participaram da ação.
– O CineClube da Boca tem o lema de sempre levar as produções para mais perto do público, porque é aberto para todo mundo. Nossa ideia é não levar apenas filmes muito comerciais. O CineClube D+ é interessante, é muito bacana esse tipo de iniciativa. – comentou Marieli Righi, representante da Boca.